É importante entender os diferentes status associados aos disparos, contatos e mensagens, bem como saber como acompanhar o progresso do seu disparo.

Para acompanhar um disparo ativo, siga estas etapas:

  1. Acesse o histórico de disparos no uRocket.

  2. Selecione o disparo que deseja acompanhar.

  3. Clique em "Acompanhar".

Na tela de acompanhar, existem 3 tipos de Status:
- Status de disparo;
- Status de contato;
Status de mensagem;

Exemplo:


Veja a definição de cada Status:
Status do Disparo

Ao criar um disparo no uRocket, você verá que ele pode ter os seguintes status:

  1. Rascunho: o disparo ainda não foi iniciado, apenas criado;

  2. Disparando: significa que o envio de mensagens foi iniciado e está em andamento. Esse status só muda quando todos os contatos recebem todas as etapas de mensagens do fluxo. Se um contato não avançar ou ficar preso em alguma etapa (não apertou um botão, por exemplo), o status ainda permanecerá como "disparando";

  3. Pausado: o disparo está pausado e os contatos pendentes para receber o fluxo, não receberão enquanto pausado. Porém, se algum contato que já está no fluxo interagir com algum botão ou realizar algum evento, o disparo responde enviando o restante do fluxo;

  4. Finalizado: o disparo enviou todas as mensagens do fluxo para todas os contatos;

  5. Encerrado: o disparo encerrou e contatos pendentes para receber o fluxo, não receberão mais. Para quem já estava no fluxo e respondeu um botão, após encerrado, pode receber o restante do fluxo ou não (são duas possibilidades de configuração no Editor).

Status de Contatos

Quando um disparo é ativado, os contatos podem ter os seguintes status:

  1. Pendente: o contato está na fila para começar a receber as mensagens;

  2. Processando: o contato começou a receber o fluxo de mensagens;

  3. Aguardando: o contato precisa tomar alguma ação, como: apertar botão, clicar no link ou ouvir áudio, para recebrer o restante do fluxo e finalizar;

  4. Erro: ocorreu algum erro ao executar alguma etapa do fluxo;

  5. Esperando: o contato está aguardando o tempo configurado para enviar a próxima etapa;

  6. Finalizado: o contato recebeu todas as mensagens do fluxo, chegando na etapa FIM.

  7. Inválido: o número não possui WhatsApp;

  8. Duplicado: o número já recebeu esse disparo (acontece quando o mesmo número é salvo em outro contato na uRocket e os dois contatos entram no mesmo disparo). Os duplicados não recebem mensagens duas vezes;

  9. Shadowban: números que não receberam mensagens devido ao banimento do WhatsApp no número que enviou.

Status de Mensagem

O status da última mensagem enviada no fluxo pode ser:

  1. Recebido: A mensagem foi recebida pelo contato;

  2. Enviado: A mensagem foi enviada ao WhatsApp;

  3. Enviando: A mensagem está sendo enviada ao WhatsApp;

  4. Respondido: O contato apertou um botão ou respondeu mencionando a mensagem.

  5. Lido: O contato leu a mensagem (o contato que recebeu precisa ter habilitada a confirmação de leitura);

  6. Clicado: O contato clicou no link enviado (o link precisa ter sido configurado no elemento de link do Editor);

  7. Escutado: O contato ouviu o áudio (o contato que recebeu precisa ter habilitada a confirmação).

Caso queira filtrar contatos através do Status ou Período, basta usar o filtro:

Caso queira também, você pode também extrair os relatórios com todos os dados de status desse disparo:


Agora, você está pronto para utilizar o uRocket de forma mais eficaz, compreendendo melhor os status e como acompanhar o progresso dos seus disparos.

Veja também:
Como criar segmentações a partir de um disparo;


Dúvidas ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco pelo chat e envie sua dúvida que o Suporte da uRocket vai te ajudar.