O que é Segmentação de Contatos?
Segmentação de Contatos do WhatsApp, é basicamente dividir seus contatos em grupos específicos seguindo alguns critérios. O intuito de realizar essa segmentação é promover uma comunicação mais eficaz com a sua base, ou seja, falar com o contato certo e na hora certa.
A segmentação de contatos permite:
- Personalizar o conteúdo de acordo com cada grupo;
- Enviar a mensagem correta para o momento que o cliente está pronto para comprar;
- Aquecer quem ainda não está em momento de compra, ou seja, se relacionar melhor com o cliente;
Veja esse vídeo que explicamos com mais detalhes a estratégia da Segmentação de Contatos:
Veja na prática como segmentar seus contatos na uRocket
Agora que você já entendeu como a Segmentação pode te ajudar, aprenderemos como a fazer isso na uRocket!
Veja o vídeo:
Antes de configurar uma segmentação para um disparo específico, é preciso entender os principais critérios de segmentação de uma base. Os principais critérios que recomendamos utilizar para dividir seus contatos, são:
- Comportamental: Histórico de compra, frequência de compra, valor gasto em compras anteriores, preferências de produto, etc;
- Demográficos: Nome, Idade, gênero, tipo de pessoa (física ou jurídica), etc;
- Geográficos: País, Cidade, Estado, CEP, Região, etc.
👉 Os dados acima podem ser importados para a plataforma por uma planilha Excel. Veja como importar seus contatos trazendo esses dados aqui.
- Comportamental em um disparo, ou seja, contatos que: Receberam, Clicaram em um botão/link, Aguardando, Convertidos (recebeu Tag), etc.
Veja alguns Casos de Uso para cada Segmento de contatos:
Comportamental - Você importou sua base de contatos com os data da última compra, então você pode criar as seguintes segmentações:
- Clientes Ativos (compram toda semana, todo mês, fiéis, campeões);
- Clientes Cadastrados/Atualizados por período;
- Clientes Inativos;
- Clientes que nunca compraram;
- Possuem ou não possuem determinada(s) tag(s);
Exemplo de segmentação 1: Contatos ativos marcados pelo campo personalizado "Compra" (data da última compra):

Exemplo de segmentação 2 - Você quer segmentar contatos que cadastrou ou atualizou na plataforma há uma semana até a data atual:

Lembrando que você pode escolher a precisão (se é igual a, se não é, se contém, se é posterior a, etc) e o período (uma semana, duas semanas, um mês, etc) exemplo:

Exemplo de segmentação 3: Contatos que possuem tag vendedor 1 e não possuem tag vendedor 2.

Comportamental em um disparo - Você realizou um disparo, então você pode realizar as seguintes segmentações de contatos que receberam esse disparo:
- Clicaram no link;
- Possuem interesse em comprar;
- Receberam catálogo;
Exemplo de segmentação 4: contatos que receberam um disparo de desconto e receberam catálogo:

Exemplo de segmentação 5: contatos que receberam um disparo de desconto e receberam catálogo OU clicaram no link:

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